Me inspirei nessa recente adaptação de "A torre negra", quando eu li pela primeira vez "O Pistoleiro", imediatamente imaginei como seria otimo se as aventuras de Roland Deschain recebesse uma adaptação cinematográfica, bom, na verdade eu achava que uma série pra tv poderia contar de forma mais fiel.
Livros recheados de boas histórias são encontrados aos montes pelas livrarias mundo a fora, e não é segredo pra ninguém que várias séries, bem como várias adaptações de Hollywood já fizeram uso da trama de um bom e velho livro. Normalmente as adaptações costumam fazer sucesso e render grandes quantias de dinheiro para seus produtores, então não custa nada sonhar que esses livros aqui citados tem chance de realmente passarem para a telinha, ou telona, algum dia.
Separei alguns livros que ja passaram pela minha vida que acho que seriam boas adaptações:
- Série da Fundação – Isaac Asimov
Considerado o pai dos robôs, e responsável por escrever as três leis fundamentais da robótica, Isaac Asimov não poderia nos presentear com nada além do que uma maravilhosa série de ficção científica.
Lançada no Brasil pela Editora Aleph, a série de livros daria tanto uma boa série quanto um bom filme. A vantagem de ser uma série é que daria para capturar todas as nuances da história, algo que em um filme nunca é possível, por outro lado, se tratando de uma ficção científica onde os personagens interagem o tempo inteiro em cenários futurísticos e galácticos, os efeitos seriam caríssimos e só Hollywood poderia dar conta do recado.
Sinopse: O Império Galático possui 12 mil anos. E possui pujança, grandeza e estabilidade. Mas ele está em pleno declínio, lento e gradual. E, no final, culminará com uma regressão violenta da sociedade e a consequente destruição do conhecimento. Preocupados com isso, um grupo de cientistas traça um plano pela preservação do conhecimento adquirido. Vencedor do prêmio Hugo, como a melhor série de ficção científica de todos os tempos, este é o livro inicial da trilogia da Fundação.
2. Série A Mediadora Meg Cabot
A Mediadora é o tipo de série literária que te prende e faz com que você leia todos os livros em apenas alguns dias, ansiando para saber logo o que vai acontecer. Esse motivo é mais do que suficiente para a série de livros ganhar uma adaptação através de uma série do Netflix, ou até mesmo cinematográfica. Afinal nós já vimos receitas de sucesso com os mesmo ingredientes (Harry Potter que o diga).
Sinopse (livro 1, A Terra das Sombras): Suzannah é uma adolescente aparentemente comum que tem um problema com construções antigas. Não é para menos. Afinal, muitas dessas casas velhas são assombradas. E Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de ver e falar com fantasmas para ajudá-los a descansar em paz. É claro que esse dom lhe traz muitos problemas. Mas nem ela poderia saber a gravidade do que encontraria ao mudar-se para Califórnia.
3. Trilogia A Viagem de Jerle Shannara – Terry Brooks
A trilogia A Viagem de Jerle Shannara começou a ser lançada em 2005, mas a história do autor com o personagem Jerle Shannara vem de muito antes. Mais especificamente de 40 anos atrás, quando Brooks lançou o primeiro livro do personagem, intitulado A Espada de Shannara, em 1977. Durante o lançamento recebeu duras críticas pois muitos o acusaram de tentar copiar Tolkien, mas o autor confessou que se inspirou muito nele mesmo. Fato é que hoje em dia o livro de fantasia já rendeu mais de 30 livros relacionados ao nome Shannara e aos personagens que compõem a série, dentre eles essa trilogia. O motivo para qualquer adaptação em torno da série de livros A Viagem de Jerle Shannara é que ela possui elementos que sempre fazem sucesso: bruxas, magos, monstros e muita fantasia.
Sinopse (livro 1, Ilse, A Bruxa): Ao patrulhar os mares da Divisa Azul, um cavaleiro avista um corpo flutuando sobre o mastro de um barco. É um velho elfo, desacordado, cujos olhos e língua foram arrancados. Após a identificação, uma surpresa: o náufrago é o príncipe Kael Elessedil, irmão do atual rei, que décadas atrás desapareceu em uma expedição em busca da mais antiga e poderosa magia em todo o mundo. Mas o maior dos enigmas ainda está por vir: junto a seus pertences, a criatura guarda um mapa com inscrições enigmáticas que poucos são capazes de decifrar. Entre esses sábios está o druida Walker Boh, que sugere ao rei elfo uma nova jornada à procura do poderoso feitiço.
Entretanto, existe uma outra pessoa que compreende o significado do mapa e está pronta para usar a magia à qual ele conduz ao encontro de forças diabólicas… É a jovem e poderosa Ilse, a Bruxa.
Assim tem início a perigosa viagem da aeronave Jerle Shannara em direção a terras misteriosas e distantes, levando a bordo um peculiar grupo de desconhecidos que deverá enfrentar uma série de diferenças e desconfianças: entre eles uma menina nômade, um anão, soldados elfos e um jovem órfão chamado Bek Rowe – rapaz de origem incerta e poderes obscuros, que poderá definir o destino da Jerle Shannara.
Enquanto isso, a nave traça seu percurso sobre terras, ao mesmo tempo, sombrias e maravilhosas, que podem esconder o próximo ataque da bruxa Ilse e seus implacáveis aliados.
4. As Crônicas do Matador do Rei – Patrick Rothfuss
A série de livros de Patrick Rothfuss entra para nossa lista, mas é importantíssimo dizer que a Lionsgate já comprou os direitos das obras e mais, os livros serão adaptados para o cinema mas para a televisão também, sim teremos filmes e uma série ainda. Os filmes adaptarão a série de livros, enquanto a série televisa vai expandir o universo da história além das obras literárias.
As Crônicas do Matador do Rei há muitas similaridades com Harry Potter em sua história, como você vai ver na sinopse, por isso mesmo o sucesso da série é quase garantido.
Sinopse (livro 1, O Nome do Vento): Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso. Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano – os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade.
Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade – notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.
5. Uma Curva na Estrada – Nicholas Sparks
Para quem gosta de romance, Nicholas Sparks é com certeza um dos autores favoritos. Em Uma Curva na Estrada ele nos traz mais romance, porém com um final não tão óbvio assim. O livro daria uma boa adaptação cinematográfica, ou até mesmo uma série que explora mais o cotidiano dos personagens, tudo com uma boa pitada de drama.
Sinopse: A vida do subxerife Miles Ryan parecia ter chegado ao fim no dia em que sua esposa morreu. Missy tinha sido seu primeiro amor, a namorada de escola que se tornara a companheira de todos os
momentos, a mulher sensual que se mostrara uma mãe carinhosa. Uma noite Missy saiu para correr e não voltou. Tinha sido atropelada numa rua perto de casa. As investigações da polícia nada revelaram. Para Miles, esse fato é duplamente doloroso: além de enfrentar o sofrimento de perder a esposa, ele se culpa por não ter descoberto o motorista que a atropelou e fugiu sem prestar socorro. Dois anos depois, ele ainda anseia levar o criminoso à justiça. É quando conhece Sarah Andrews. Professora de seu filho, Jonah, ela se mudou de Baltimore para New Bern na expectativa de refazer sua vida após o divórcio. Sarah logo percebe a tristeza nos olhos do aluno e, em seguida, nos do pai dele. Sarah e Miles começam a se aproximar e, em pouco tempo, estão rindo juntos e apaixonados. Mas nenhum dos dois tem ideia de que um segredo os une e os obrigará a tomar uma decisão difícil, que pode mudar suas vidas para sempre. Nesta obra, Nicholas Sparks escreve com incrível intensidade sobre as difíceis reviravoltas da vida e sua incomparável doçura. Um livro sobre as imperfeições do ser humano, os erros que todos cometemos e a alegria que experimentamos quando nos permitimos amar.
Há muitos outros livros que merecem adaptações, de fato o universo literário está por trás de quase todas as adaptações de sucesso. E não é pra menos, afinal os livros nos permitem entrar em um universo só nosso e dar asas à nossa imaginação. Seguimos esperando qual será o próximo grande lançamento inspirado na história de um bom e velho livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário